Um túmulo da XVIII dinastia (c. 1550 a 1307 a.C.) contendo oito múmias, dez ataúdes de madeira, mais de 1000 estatuetas funerárias, luxuosas máscaras funerárias decoradas com ouro e vários outros artefatos valiosos foi encontrado na necrópole de Draa Abul Naga, em Luxor, em 18 de abril de 2017. A tumba pertence a um magistrado chamado Userhat. Construída em forma de "T", começa com um pátio aberto que a seguir se estreita formando um longo salão retangular, do qual parte um corredor que, finalmente, leva a uma câmara interior. Nesta se encontravam vários ataúdes. A descoberta foi considerada muito importante pela quantidade de itens e sua boa preservação. Embora a tumba já fosse conhecida, jamais tinha sido explorada em seu interior. Foi possível determinar a época na qual ela foi construída pela análise dos desenhos remanescentes no teto.
Dentro do túmulo há um poço de nove metros de profundidade que sai do salão principal. Ele leva a dois pequenos compartimentos. Em um destes se encontravam as estatuetas funerárias, esculpidas em faiança, terracota e madeira reunidas na foto ao lado, e as máscaras de madeira. No outro, os ataúdes e as múmias. Os caixões, a maioria em boas condições como os que vemos no alto da página, estão cobertos com desenhos em vermelho, azul, preto, verde e amarelo, e apresentam os rostos esculpidos dos mortos.
Uma coleção de potes de argila de diferentes formas e tamanhos, brancos, laranja e verdes foram desenterrados. Alguns deles podem ser vistos na foto à esquerda. Os testes demonstraram que as pessoas cujos corpos foram encontrados morreram de doença, bastanto descobrir de que tipo.
O túmulo foi reutilizado na XXI dinastia (c. 1070 a 945 a.C.). Nessa época o roubo de tumbas tinha se tornado comum e os arqueólogos encontraram um recinto que contém várias múmias ali abrigadas para evitar a pilhagem. Sacerdotes ou altos funcionários do rei devem ter tomado tal iniciativa. Apesar da reutilização, o túmulo ainda continha a maior parte de sua coleção funerária original. Vários crânios separados dos corpos foram achados e não foi possível determinar de quem seriam. Ao lado, detalhe de ataúdes encontrados.
|