Graças aos antigos artistas egípcios, sabemos hoje qual era a aparência de Nefertiti, a famosa esposa do faraó Akhenaton (c. 1353 a 1335 a.C.). Em 2005, a arqueóloga britânica Joann Fletcher defendeu a opinião de que determinada múmia encontrada na chamada tumba KV35 do Vale dos Reis é daquela rainha. Veja detalhes dessa descoberta clicando aqui. Apesar do cadáver ter o rosto muito mutilado, cientistas forenses aceitaram o desafio de nele colocar um rosto. Em outras palavras, eles recriaram a face da múmia que Fletcher acredita possa ser da rainha Nefertiti. É o que vemos na foto acima. Vocé acha que esse rosto se parece com as representações artísticas daquela famosa e belíssima mulher?
*****
Devido ao péssimo estado de preservação da múmia e outros fatores, as teorias propostas para ela são insuficientes, circunstanciais e inconclusivas. Nem todos os especialistas estão cem por cento convencidos de que a múmia usada para criar esse rosto, e que vemos ao lado, é de fato a de Nefertiti.
Embora não haja consenso de que o corpo seja de Nefertiti, uma equipe de cientistas da Universidade de Bristol, na Inglaterra, acredita que sim. Eles criaram, em 2018, em parceria com a famosa escultora francesa Élisabeth Daynès, uma outra versão do rosto da rainha a partir do crânio danificado. A reconstrução também foi feita para ver se a múmia não se parecia com Nefertiti, o que aparentemente não é o caso como podemos ver na foto ao lado, a qual mostra a nova versão da face da rainha. Observe que as duas reconstituições têm muitos aspectos de semelhança. Foto © Élisabeth Daynès, Travel Channel e Josh Gates.
|