Sensaos era filha de Soter, governador de Tebas no tempo do imperador Trajano (98 a 117 d.C.). Sua mãe era egípcia, ou nubiana. A garota morreu em 109 d.C., um período de domínio romano sobre o Egito, quando tinha 16 anos, dois meses e nove dias de vida. Naquela época as mulheres com essa idade eram adultas e, geralmente, casadas. Após a morte foi mumificada e envolta em mortalha de linho de acordo com a antiga tradição egípcia. Amuletos foram colocados entre as ataduras para protegê-la em sua jornada para o reino dos mortos. Olhos de cerâmica artificial ou de vidro foram colocados em suas órbitas. Ela também recebeu um papiro com encantamentos para acompanhá-la.
A múmia estava envolta por uma mortalha retangular de linho natural. Trata-se de um tecido de malha bastante grosseira, com cerca de 14x16 fios/cm², que mede 212 x 102 cm. A peça está um pouco danificada pela água ao longo de sua extremidade inferior, mas de resto encontra-se em estado notável de preservação. Recebeu um reforço de tecido liso por trás durante uma restauração moderna. O centro está decorado com uma representação da morta identificada com Hátor, pintada em preto, branco, vermelho, laranja, azul pálido e verde escuro; Este último pigmento deve ter sido tão ácido que destruiu o linho onde quer que fosse aplicado. Fora disso, existem apenas pequenos buracos e rasgões.
Os motivos decorativos que foram aplicados contêm elementos gregos, romanos e egípcios. O vestido chega até o tornozelo e sua parte superior apresenta faixas verticais de temática variada. As mangas curtas são brancas com faixas horizontais. A parte inferior do vestido tem faixas horizontais alternando a cor do tecido com azul e verde. Há uma coluna central de hieróglifos que invocam proteção para a morta. Nos braços ela usa pulseiras em formato de serpentes no estilo helenístico. Os pés estão calçados com sandálias e ao lado deles vemos dois chacais Anubis sentados em plintos, com uma chave amarrada ao pescoço e uma mesa de oferendas diante deles. As pernas são flanqueadas por duas tiras de enfeites.Toda a figura é rodeada por vários representações de deidades e símbolos protetores, separadas umas das outras por plintos baixos semelhantes aos dos chacais. Alguns desses elementos são derivados das ilustrações do Livro dos Mortos e das descrições sobre as barcas diurna e noturna do deus-sol Rá, o mesmo ocorrendo na tampa do ataúde de Sensaos.
A múmia de Sensaos, sua mortalha, caixão e papiro são preservados desde 1829 no National Museum of Antiquities, localizado em Leiden, nos Países Baixos. O responsável pela modelagem do rosto foi Richard Neave, especialista em reconstituição facial da Universidade de Manchester, da Inglaterra. O rosto foi então pintado por Tracy O‘Brien, especialista em maquiagem histórica. A peruca, feita de cabelo humano, foi baseada em modelos da antiguidade. O restante da família de Sensaos está espalhada pela Europa: seus pais estão no Museu Britânico de Londres e suas duas irmãs no Museu Egípcio de Berlim.
|