HOME PAGE
ROSTO DE HATASON Essa múmia, cujo verdadeiro nome é desconhecido mas que atualmente é chamada de Hatason, foi encontrada em Asyut, localidade situada a 320 km ao sul do Cairo. No final do século XIX ela foi levada para a cidade de São Francisco em um caixão de madeira, cuja foto parcial vemos abaixo, o qual retrata uma mulher vestindo roupas cotidianas. Nos Estados Unidos inicialmente foi exposta no Golden Gate Park daquela cidade como parte da Exposição Internacional de Inverno da Califórnia. Em março de 1895 o corpo foi doado ao novo de Young Museum recém criado. A partir dai passou 35 anos visitando o Museu Rosacruz em San José, fez uma viagem de um ano ao Havaí e residiu no Legião de Honra, um museu de São Francisco, onde se encontra atualmente.





ATAÚDE DE HATASON A múmia foi datada do período final do Império Novo (c. 1550 a 1070 a.C.) e exames revelaram que o cérebro foi deixado intacto e que o corpo se desintegrou dentro das bandagens. Os ossos do nariz estavam intactos, indicando que ninguém havia tentado remover o cérebro. Quase todos os órgãos, músculos e outros tecidos da múmia haviam se decomposto e restou pouca coisa para prender os ossos entre si. Muitos deles se soltaram e ficaram misturados: um osso do quadril no abdômen, ossos do pé na altura da coxa.

ESQUELETO DE HATASON O tamanho do crânio sugere que se tratava de uma mulher. Ela deve ter sido mãe e falecido com idade entre 50 e 60 anos. Não foi possível confirmar o sexo pelos ossos da pélvis, pois estes haviam desmoronado. Embora os envoltórios ainda delineassem a forma do corpo, até mesmo a forma exata dos pés, o volume formado pelas bandagens era oco, exceto pela ossatura. O estudo revelou que ela deve ter tido problemas dentários. Não havia amuletos entre as faixas de tecido. O grau de decomposição eCRÂNIO DE HATASON condição de seu sarcófago sugere que ela era de uma baixa classe social. Seu nome é uma invenção. Deve ser uma curruptela do nome da famosa rainha Hatshepsut. Os colecionadores particulares da década de 1890 gostavam de pensar que estavam comprando múmias reais. O vendedor provavelmente chamou a múmia de Hatason para fazê-la soar como uma rainha. Na foto acima vemos o esqueleto e ao lado podemos observar o cérebro dentro do crânio da múmia. Fotos © Fine Arts Museums of San Francisco.