Dois nichos com seis figuras cortadas na rocha em alto relevo foram descobertos, no final de dezembro de 2015, dentro de duas capelas egípcias do Império Novo (c. 1550 a 1070 a.C.) na área de Gebel Al-Silsila (Cadeia das Montanhas) em Assuão. A área pesquisada, na qual existem 32 capelas escavadas desde 2012, estava completamente coberta de areia e entulho desde que foi atingida por um terremoto na antiguidade. A erosão também afetou os monumentos.
O primeiro nicho, encontrado no fundo da Capela 30, contém duas figuras que mostram o dono da capela e sua esposa sentados em uma cadeira. O homem está usando uma peruca até a altura dos ombros e assume a postura Osiriana, ou seja, seus braços estão cruzados sobre o peito. A mulher está colocando o braço esquerdo no ombro do marido enquanto sua mão direita repousa em seu abdômen.
O segundo nicho, encontrado na Capela 31, a qual ainda mantém seus elementos arquitetônicos completos, inclui quatro esculturas. Da esquerda para a direita na foto ao lado vemos Ruwisti, a esposa do proprietário da capela com a mão no ombro de seu marido, Neferkhewe, o qual foi Supervisor de Terras Estrangeiras durante o reinado do faraó Tutmósis III (c. 1479 a 1425 a.C.), enquanto que a terceira e quarta figuras são as da filha e do filho do casal.
|